CONSELHEIRO MATA

CONSELHEIRO MATA
ESCOLA NORMAL DE CONSELHEIRO MATA

LIDIMANHA AUGUSTA MAIA


 Lidimanha Augusta Maia
______________________________________
LIDIMANHA AUGUSTA MAIA


- A professora Lidimanha Augusta Maia, nascida em 27/03/1907, natural de São José do Paraopeba, Brumadinho, falecida em Belo Horizonte, em 31/10/1989, aos 82 anos de idade.
- Iniciou sua carreira no magistério na localidade de Sapé, neste município, lecionando vários anos como professora rural e atuando como uma autêntica líder rural, lutando bravamente pelos direitos sociais e políticos do homem do campo.
- Matriculou-se aos 30 anos de idade, no antigo Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Instituto de Educação de Minas Gerais, habilitando-se como Diretora de Escola, vindo a ser a primeira diretora técnica de Brumadinho, com exercício nas Escolas Reunidas “Presidente Vargas”. Através do seu esforço foram consolidadas numa escola de maior nível, denominada Grupo Escolar “Padre Machado”, por ela dirigido até 1947.
- Transferida para Belo Horizonte, onde foi dirigir a Escola Anexa “Aarão Reis”, no Parque Industrial, junto à Instituição Beneficente “Lar das Meninas”, onde realizou um edificante trabalho, no setor do ensino e de assistência social.
- A grande mestra Helena Antipoff, convocada pelo Governo de Minas a participar do processo educacional no Estado, recrutou D. Lidimanha para um trabalho pioneiro na área de educação rural, conhecedora das suas experiências nesta modalidade de ensino, do seu idealismo e capacidade de liderança.
- Enfrentando as mais árduas dificuldades fundou e dirigiu o Curso Normal Regional “D. Joaquim Silvério de Souza”, Cursos de Treinamento para Professores Rurais Leigos e o Ginásio “Padre José de Carvalho”, para alunos do sexo masculino, sempre apoiada pelo clero e a diocese de Diamantina, na pessoa de D. Serafim Fernandes de Araújo.

- Transformou aquele modesto lugarejo, num importante Centro Cultural, inúmeros municípios mineiros enviavam àquelas escolas alunos, para que retornassem aos seus locais de origem com as técnicas da educação de base, visando a valorização do homem do campo. Estas escolas tiveram as mesmas finalidades da Escola Normal Regional “Sandoval Soares de Azevedo” da Fazenda do Rosário, que tanta influência exerceu na melhoria das condições educacionais da nossa região.
- D. Lidimanha foi personalidade marcante por seu dinamismo, espírito democrático, grande senso de observação, otimismo, austeridade e franqueza. Encarava cada dificuldade como um desafio, os quais vencia uma a um pela tenacidade, espírito de luta, aliados à grande capacidade que ocultava na simplicidade e na modéstia. Fez da escola o seu lar, desposou o ideal de educadora: as suas alunas chamava de “filhas” e aos filhos das ex-alunas, de “netos”, constituindo uma família da qual nunca perdeu a tutela, pois a todos guardava nominal e historicamente na memória e no coração.
- Sempre comprometida com sua terra-natal, Brumadinho, esteve presente e solidária em todos os momentos da evolução cultural do município, tendo atuado na criação e instalação do Colégio São Sebastião, trazendo ex-alunas de Conselheiro da Mata, ilustres professoras como Alzira Antunes e Marília Siléia que fizeram do Colégio São Sebastião um celeiro de valores que hoje se destacam em importantes setores.
-Tancredo Neves, quando Governador de Minas Gerais, fez inserir o nome de D. Lidimanha Augusta Maia agraciada com a Medalha da Inconfidência, de Honra ao Mérito, conferida anualmente em Ouro Preto, às personalidades de destaque na Cultura e Educação no Estado.
- D. Lidimanha aposentou-se quando sentiu que a saúde já não lhe permitia o pleno exercício de suas atividades sem deixar, entretanto, que se rompessem os vínculos com todos aqueles que conviveu e se comprazia com os sucessos pessoais e profissionais de todos os ex-alunos, sentindo-se pessoalmente gratificada com isso.

3 comentários:

  1. essa escola e muito bonita se eu nao morase tao longe eu iria estudar la. beijao de;hiandra de;redençao

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe fala muito de D. Lidimanha. Ela fez o cruso de treinamento para professores rurais leigos, e gostaria de saber mais informações sobre as suas colegas de turma. Ela estou em 1953 ou 1954. O nome dela é Maria Jose. A esola ainda existe? É possível visitá-la?

    ResponderExcluir
  3. Minha tia lá se formou e me influenciou para docência: Lidia Aleixo/Felixlandia, MG!

    ResponderExcluir