CONSELHEIRO MATA

CONSELHEIRO MATA
ESCOLA NORMAL DE CONSELHEIRO MATA

AS CACHOEIRAS



Cachoeira do Telésforo
___________________________________________

CACHOEIRA E PRAIA

Cachoeira do Telésforo, o local é de tirar o fôlego. Uma das mais belas de Conselheiro Mata, banhada pelo rio Pardo GrandeTem uma praia de areia muito branca e fina, consequência do garimpo. O lugar é tão bonito que já serviu de locação para a novela "A Padroeira". Fica no distrito de Conselheiro Mata, a 49 quilômetros de Diamantiana. De Conselheiro Mata até lá são mais 17 quilômetros. Informe-se no Boteco do Kussú, em Conselheiro Mata.
 Cachoeira das fadas
___________________________________________

CACHOEIRA E PISCINA NATURAL

A Cachoeira das Fadas está a 49 Km de Conselheiro Mata. O acesso é de 10 Km de asfalto em direção a BH e 39 Km de estrada de terra em boas condições de conservação, em direção ao Distrito de Conselheiro Mata. Trilha em frente à Escola de Conselheiro Mata.
 A Cachoeira das Fadas tem, aproximadamente, 30 m de queda livre com poço e cercada de densa vegetação. A Cachoeira das Fadas está mais próxima à sede e pode ser alcançada com uma média de 35 minutos de caminhada. Com altitude aproximada de 25m, esta cachoeira tem uma queda espetacular e forma uma verdadeira piscina natural, que proporciona banhos muito relaxantes. No caminho para Cachoeira das Fadas há uma clareira que permite acampar, como moderação e bom senso, o lugar é perfeito, pois está entre a cidade e a cachoeira.
A Cachoeira da Vaca Brava tem uns 12m de altura e fica a 17 km do distrito de Conselheiro Mata e 49 km de Diamantiana. Possui um pequeno cânion e vários poços. 
A Cachoeira do Tombador é uma sequência de cinco pequenas cachoeiras, no Riacho das Vacas, no distrito de Conselheiro Mata a 49 km de Diamantina. São 7 km de caminhada até lá.
A Cachoeira da Usina fica na antiga usina hidrelétrica, desativada em 1987, a 4 km do distrito de Conselheiro Mata, 49 km de Diamantina. A queda é pequena. Chama a atenção uma curiosa pedra rachada simetricamente, com um vão de 2 m de largura e 12 m de comprimento. Dizem que o corte é natural. Atenção, só vá acompanhado de um guia local. O banho pode ser perigoso, devido às tubulações da usina.
A Cachoeira Olhos D'Água e 3 Quedas fica a 10 km de caminhada do distrito de Conselheiro Mata, 49 km de Diamantina. O acesso é difícil, próprio para aventureiros mas muito compensador.
 Tem uma queda de uns 70 m e uma ótima piscina natural. É área particular, portanto só vá em companhia de um guia local.

Um comentário: