CONSELHEIRO MATA

CONSELHEIRO MATA
ESCOLA NORMAL DE CONSELHEIRO MATA

LIDIMANHA AUGUSTA MAIA


 Lidimanha Augusta Maia
______________________________________
LIDIMANHA AUGUSTA MAIA


- A professora Lidimanha Augusta Maia, nascida em 27/03/1907, natural de São José do Paraopeba, Brumadinho, falecida em Belo Horizonte, em 31/10/1989, aos 82 anos de idade.
- Iniciou sua carreira no magistério na localidade de Sapé, neste município, lecionando vários anos como professora rural e atuando como uma autêntica líder rural, lutando bravamente pelos direitos sociais e políticos do homem do campo.
- Matriculou-se aos 30 anos de idade, no antigo Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Instituto de Educação de Minas Gerais, habilitando-se como Diretora de Escola, vindo a ser a primeira diretora técnica de Brumadinho, com exercício nas Escolas Reunidas “Presidente Vargas”. Através do seu esforço foram consolidadas numa escola de maior nível, denominada Grupo Escolar “Padre Machado”, por ela dirigido até 1947.
- Transferida para Belo Horizonte, onde foi dirigir a Escola Anexa “Aarão Reis”, no Parque Industrial, junto à Instituição Beneficente “Lar das Meninas”, onde realizou um edificante trabalho, no setor do ensino e de assistência social.
- A grande mestra Helena Antipoff, convocada pelo Governo de Minas a participar do processo educacional no Estado, recrutou D. Lidimanha para um trabalho pioneiro na área de educação rural, conhecedora das suas experiências nesta modalidade de ensino, do seu idealismo e capacidade de liderança.
- Enfrentando as mais árduas dificuldades fundou e dirigiu o Curso Normal Regional “D. Joaquim Silvério de Souza”, Cursos de Treinamento para Professores Rurais Leigos e o Ginásio “Padre José de Carvalho”, para alunos do sexo masculino, sempre apoiada pelo clero e a diocese de Diamantina, na pessoa de D. Serafim Fernandes de Araújo.

- Transformou aquele modesto lugarejo, num importante Centro Cultural, inúmeros municípios mineiros enviavam àquelas escolas alunos, para que retornassem aos seus locais de origem com as técnicas da educação de base, visando a valorização do homem do campo. Estas escolas tiveram as mesmas finalidades da Escola Normal Regional “Sandoval Soares de Azevedo” da Fazenda do Rosário, que tanta influência exerceu na melhoria das condições educacionais da nossa região.
- D. Lidimanha foi personalidade marcante por seu dinamismo, espírito democrático, grande senso de observação, otimismo, austeridade e franqueza. Encarava cada dificuldade como um desafio, os quais vencia uma a um pela tenacidade, espírito de luta, aliados à grande capacidade que ocultava na simplicidade e na modéstia. Fez da escola o seu lar, desposou o ideal de educadora: as suas alunas chamava de “filhas” e aos filhos das ex-alunas, de “netos”, constituindo uma família da qual nunca perdeu a tutela, pois a todos guardava nominal e historicamente na memória e no coração.
- Sempre comprometida com sua terra-natal, Brumadinho, esteve presente e solidária em todos os momentos da evolução cultural do município, tendo atuado na criação e instalação do Colégio São Sebastião, trazendo ex-alunas de Conselheiro da Mata, ilustres professoras como Alzira Antunes e Marília Siléia que fizeram do Colégio São Sebastião um celeiro de valores que hoje se destacam em importantes setores.
-Tancredo Neves, quando Governador de Minas Gerais, fez inserir o nome de D. Lidimanha Augusta Maia agraciada com a Medalha da Inconfidência, de Honra ao Mérito, conferida anualmente em Ouro Preto, às personalidades de destaque na Cultura e Educação no Estado.
- D. Lidimanha aposentou-se quando sentiu que a saúde já não lhe permitia o pleno exercício de suas atividades sem deixar, entretanto, que se rompessem os vínculos com todos aqueles que conviveu e se comprazia com os sucessos pessoais e profissionais de todos os ex-alunos, sentindo-se pessoalmente gratificada com isso.

CADÊ VOCÊ?




 Maria Fumaça
____________________________________________
CADÊ VOCÊ?
Ione Alvares Abreu - nasci em São Vicente, Baldim, sou filha do Chico do Escritório, da Fábrica de Tecidos, e de Helena Abreu. Estudei em Conselheiro Mata, Diamantina, e me formei em 1961. Eu me casei em 1967, com João Torres, de Baldim. Morei e lecionei em São Vicente, Sete Lagoas e Belo Horizonte até 1971, quando nos mudamos para Manaus e lá moramos por 22 anos.Tive 2 filhos. Meu marido se aposentou em 1994 e desde então moramos em um Sítio perto de Baldim. Meus filhos se casaram, tenho uma nora amazonense e uma paulista e 4 netos. Eles moram pertinho daqui, em Santa Luzia e em Sete Lagoas. Sou avó coruja, desocupada e blogueira.E você, Conte sua historinha também. É só clicar em "Comentários".por onde andou?

ENCONTRO D.LOURDES

Ex-alunas da Escola de Conselheiro Mata
__________________________________________________
ENCONTRO COM D.LOURDES MOURA
Gloria Amaral, Ione Abreu, Sonia Abreu, Maria José Esteves, Maria Augusta Paixão, Julia Barroso, Maria Carolina, Eliane, Iris Souza e Isabete estiveram presentes ao Encontro com D. Lourdes Moura que aconteceu em Belo Horizonte, no dia ...(Se você foi ao Encontro com D.Lourdes Moura, clique em "Comentários" e deixe seu recado, conte pra nós como foi a festa.)







 D. Lourdes Moura
________________________________________________
HOMENAGEM
Impossível falar da Escola de Conselheiro Mata e não falar de D.Lourdes Moura. Ela foi a alma daquela Escola, Professora, Mãe, Amiga, 24 horas por dia. Ao cruzar com D. Lourdes nos corredores da Escola, as alunas mudavam até a postura para andar como ela ensinara. Ela tinha o poder de fazer coisas incríveis acontecerem. Quando ela dava uma dessas missões impossíveis e alguma aluna dizia: - Como vamos fazer isso? Ela dizia: - Você vai conseguir fazer. E acontecia de verdade.Todas as ex-alunas de D. Lourdes Moura tem uma historinha dela pra contar. (Clique em "Comentários" e conte aquela historinha que foi uma lição de vida que a D.Lourdes Moura deu pra você.)

GALERIA DE FOTOS

Formandas de 1961
_______________________________________________
TURMA DE 1961
Alice Cordeiro Barroso - Conselheiro Mata
Anísia de Paula Figueiredo - Inimutaba
Arlete Rosa Dória - Datas
Atemira Santos - Vale do Jequitinhonha
Avelina Gonçalves - Monjolos
Cléa Gomes Godinho - Água Boa
Efigênia - Cordisburgo
Eliane Terezinha de Freitas - Augusto de Lima
Ênia Gonçalves - Joaquim Felício
Ida Carvalhais -
Ilma Maria de Souza - Augusto de Lima
Ione Alvares Abreu - Baldim
Iris de Sousa - Augusto de Lima
Ivone Maria de Oliveira - Augusto de Lima
Isabete Andrade - Felixlandia
Júlia Baracho - Diamantina
Júlia Barroso da Silva - Água Boa
Luzia Maria de Oliveira - Betim
Maria Augusta da Paixão - Sabinópolis
Maria do Amparo Silva - Datas
Maria Carolina de Aguiar - Joaquim Felício
Maria das Dores Oliveira - Rodeador
Maria da Conceiçao Pires - Congonhas do Norte
Maria de Lourdes Reis - Baldim
Maria do Céu de Carvalho - Congonhas do Norte
Maria Geralda Real - Vale do Jequitinhonha
Maria Helena da Silva - Rio Acima
Maria José Esteves - Divinópolis
Maria José Reis - Baldim
Maria Lúcia Simões - Dom Joaquim
Marlene Dupim -São Sebastião do Maranhão
Marisa França -
Marisa Santos - Itambé do Mato Dentro
Maura de Oliveira -
Mary Santos -
Nair Evangelista -
Neusa Goulart - Cordisburgo
Nilza Gomes - Janaúba
Nelita Ferreira - Divinópolis -( in memorian)
Rita Baracho - Diamantina
Sônia Abreu - Baldim
Susana Maia - Janaúba
Umbelina de Souza -
Zélia Araujo - Estrela do Sul
- Nossos agradecimentos a Iris de Souza que tinha esta lista da turma no coração
e na memória.

- Nossa Galeria de Fotos está aberta pra receber a foto da sua Turma.

A NOSSA ESCOLA

 Escola de Conselheiro Mata
_______________________________________
NOSSA ESCOLA
A Escola de Conselheiro Mata será sempre a Nossa Escola, os tempos são outros, o que vivemos lá não seria para sempre, é a lei da vida. Seria um sonho ver nossos filhos e netos estudarem em escolas como a de Conselheiro Mata, uma educação integral, literalmente. Nem todos tem a sorte de ter uma D. Lourdes Moura acompanhando nosso crescimento, abrindo nossos olhos para uma vida plena, como só ela sabia nos conduzir. Este foi o caminho certo. (Este espaço está aberto para as ex-alunas que quiserem deixar aqui um depoimento sobre a Escola de Conselheiro Mata.)

A NOVA ESCOLA


 Auditório da Escola de Conselheiro Mata
___________________________________________________
UMA NOVA ESCOLA
Publicado por Gabriel Moreira no Blog da Zigma
A cerimônia de lançamento do Instituto Cultural Zigma, em Conselheiro Mata, reuniu grande parte dos habitantes da cidade no Auditório da Escola (com capacidade para 400 pessoas). Presentes, estavam o vice-prefeito de Diamantina, Miguel Pontes, a diretora da Superintendencia Regional de Ensino, Maria Helena Almeida, representando a Secretária Vanessa Guimarães, Marcão, vice-prefeito de Monjolos, diretora e ex-diretores da Escola, alunos e ex-alunos além de funcionários da Zigma e de representantes da Associação dos Produtores Rurais da região. Todos queriam manifestar seu apoio ao projeto e ao convênio. Em momento solene discursaram autoridades presentes, todos bem emocionados com o renascimento da escola. O momento de maior alegria foi o anúncio dos cursos oferecidos pelo ICZ aos alunos e demais membros da comunidade. A agenda é variada e explorará prioritariamente a vida na região que têm matéria-prima abundantes para diversas manufaturas.

1 ) INFORMÁTICA
2 ) PRODUÇÃO DE DOCES, CONSERVAS E POLPAS
PARA APROVEITAMENTO DE FRUTAS
LOCAIS OU REGIONAIS
3 ) MARCENARIA E CARPINTARIA
VOLTADAS À CONSTRUÇÃO CIVIL
E MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES
4 ) ELETRICISTA
5 ) QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS
PARA CONSTRUÇÃO CIVIL:
PEDREIRO, MESTRE DE OBRAS, AJUDANTE
6 ) APICULTURA MANIPULAÇÃO E PRODUÇÃO
DE PRODUTOS APÍCOLAS:
MEL, PRÓPOLIS E DERIVADOS
1) FORMAÇÃO DE VIVEIRISTAS,
PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS
DE MANUTENÇÃO DE VIVEIROS
2) TRATORISTA E OPERADOR
DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS
ARADO, GRADE, COLHETADEIRA,
PLANTEDEIRA, ETC
3 ) BOMBEIRO HIDRÁULICO / ENCANADOR
4 ) FABRICA ÇÃO DE PÃES,
PIZZAS E TORTAS ENRIQUECIDAS
DE ALTO TEOR NUTRICIONAL
5 ) QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
NA COLHEITA E MANIPULAÇÃO DE ESPÉCIES
PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS
6 ) FORMAÇÃO DE MONITOR
PARA TURISMO AMBIENTAL RESPONSÁVEL
TURISMO SOLIDÁRIO

INSTITUTO CULTURAL ZIGMA


 Escola de Conselheiro Mata
_____________________________________________
O INSTITUTO
Publicado por Gabriel Moreira no Blog da Zigma
No dia 04/05/2009, a diretoria da Zigma, foi a Conselheiro Mata para a inauguração oficial do Instituto Cultural ZigmaA primeira grande ação do ICZ surge a partir de um convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE) e a Zigma Importação e Exportação. O acordo regula a parceria entre as entidades e visa atender demandas levantadas por alunos e professores da Escola de Conselheiro Mata. Na ocasião foram inauguradas, pela SEE, a Quadra Poliesportiva e o Laboratório de Informática na Escola. Conselheiro Mata é um distrito da histórica Diamantina, e, no meio de tanta simplicidade, uma escola de altíssimo padrão a Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza.Foi nela que Anderson Meira, um dos fundadores da Zigma e vice-presidente do ICZ estudou em sua infância. Lá também sua mãe lecionou por 30 anos. A Escola funcionava no modelo de internato até 2006 quando novas diretrizes políticas e institucionais encerraram com o sistema no Estado. A partir dessa decisão, alunos que vinham de outros distritos, migraram da escola, já que esta perdera seu diferencial. Os dois últimos anos foram de extrema dificuldade e luta. Boatos na região sugeriam o fechamento da instituição. Este cenário, porém, foi prontamente alterado com a iniciativa de parceria entre Instituto Cultural Zigma e a Secretaria Estadual de Educação. No renascer da Escola, abrem-se as portas de toda a comunidade para o mundo. Hoje é possível que este Blog e os principais veículos de comunicação sejam lidos em Conselheiro Mata.


ANDERSON MEIRA
Importação e Exportação e Vice-Presidente do Instituto Cultural Zigma, salvou a Escola de Conselheiro Mata de ser fechada, definitivamente, quando fundou ali o ICZ. Anderson Meira é merecedor de todo o nosso reconhecimento e gratidão por manter a Escola de Conselheiro Mata em funcionamento. Anderson é também um ex-aluno da Escola de Conselheiro Mata e sua mãe, D. Natália, foi professora na Escola por 30 anos. Todas as recentes informações sobre a Escola de Conselheiro Mata foram obtidas do site da Zigma: www.zigma.com.br

AVENTURA NA SERRA


 Antiga linha de trem
_____________________________________________
AVENTURA
Em 19/3/2006, João Batista Filho, fez a rota da Maria Fumaça, de Corinto a Diamantiana, de bicicleta, num percurso de mais ou menos 150 Km, pedalando, em sua maior parte, pelo leito da antiga ferrovia que existia na região.  Foi uma viagem onde não faltaram paisagens bonitas, muitas nascentes e rios de água cristalina, belas cachoeiras e principalmente a simpatia e a hospitalidade da boa gente do interior de Minas Gerais. Algumas vezes, tivemos que enfiar as bikes pelo mato adentro, já que em alguns trechos o mato avançou bastante sobre o leito da ferrovia. Tivemos que atravessar um rio com as bikes nas costas,  pois a ponte que existia no local não tinha assoalho e não dava pra passar por ela. Comemos frutas nativas, ás margens da estrada tais como Araticum, Pinha, Graviola, Goiabas e Cajá Manga, deliciosas, de dar água na boca. 
Sugerimos aos amigos que façam o percurso de bike ou a pé, a região é muito bonita. Praticamente todos os distritos visitados tem pousadas, bem simples porém muito limpas e bem baratas. Passa-se por Corinto, Santo Hipólito, Monjolos, Rodeador, Conselheiro Mata, Quateis, Mendes, Barão de Guaicuhy, Bandeirinha, Diamantina.Para curtir o Distrito em apenas um dia, a sugestão é sair cedo de Diamantina e aproveitar primeiro as Cachoeiras. Mas, reserve seu almoço no Boteco do Kussú, isso mesmo Kussú e não Kussú-jo. Essa figura que dá nome ao bar é um flamenguista doente e uma pessoa pra lá de animada, é só passar lá e dar um toque no bigodudo. Depois, uma opção interessante é descer até a Cachoeira das Fadas e relaxar na sua piscina natural. Para passar finais de semana, pode-se fazer reservas para a Hospedaria dos Ipês, única opção, e que pertence ao mesmo proprietário do Boteco do Kussú. Se a opção for pela Fazenda Agarthy, é necessário contatar os proprietários pelo telefone. No trecho de Diamantina a Conselheiro Mata, pode-se comprar bonitas peças artesanais feitas de Sempre Vivas no Povoado de Galheiros.

AS CACHOEIRAS



Cachoeira do Telésforo
___________________________________________

CACHOEIRA E PRAIA

Cachoeira do Telésforo, o local é de tirar o fôlego. Uma das mais belas de Conselheiro Mata, banhada pelo rio Pardo GrandeTem uma praia de areia muito branca e fina, consequência do garimpo. O lugar é tão bonito que já serviu de locação para a novela "A Padroeira". Fica no distrito de Conselheiro Mata, a 49 quilômetros de Diamantiana. De Conselheiro Mata até lá são mais 17 quilômetros. Informe-se no Boteco do Kussú, em Conselheiro Mata.
 Cachoeira das fadas
___________________________________________

CACHOEIRA E PISCINA NATURAL

A Cachoeira das Fadas está a 49 Km de Conselheiro Mata. O acesso é de 10 Km de asfalto em direção a BH e 39 Km de estrada de terra em boas condições de conservação, em direção ao Distrito de Conselheiro Mata. Trilha em frente à Escola de Conselheiro Mata.
 A Cachoeira das Fadas tem, aproximadamente, 30 m de queda livre com poço e cercada de densa vegetação. A Cachoeira das Fadas está mais próxima à sede e pode ser alcançada com uma média de 35 minutos de caminhada. Com altitude aproximada de 25m, esta cachoeira tem uma queda espetacular e forma uma verdadeira piscina natural, que proporciona banhos muito relaxantes. No caminho para Cachoeira das Fadas há uma clareira que permite acampar, como moderação e bom senso, o lugar é perfeito, pois está entre a cidade e a cachoeira.
A Cachoeira da Vaca Brava tem uns 12m de altura e fica a 17 km do distrito de Conselheiro Mata e 49 km de Diamantiana. Possui um pequeno cânion e vários poços. 
A Cachoeira do Tombador é uma sequência de cinco pequenas cachoeiras, no Riacho das Vacas, no distrito de Conselheiro Mata a 49 km de Diamantina. São 7 km de caminhada até lá.
A Cachoeira da Usina fica na antiga usina hidrelétrica, desativada em 1987, a 4 km do distrito de Conselheiro Mata, 49 km de Diamantina. A queda é pequena. Chama a atenção uma curiosa pedra rachada simetricamente, com um vão de 2 m de largura e 12 m de comprimento. Dizem que o corte é natural. Atenção, só vá acompanhado de um guia local. O banho pode ser perigoso, devido às tubulações da usina.
A Cachoeira Olhos D'Água e 3 Quedas fica a 10 km de caminhada do distrito de Conselheiro Mata, 49 km de Diamantina. O acesso é difícil, próprio para aventureiros mas muito compensador.
 Tem uma queda de uns 70 m e uma ótima piscina natural. É área particular, portanto só vá em companhia de um guia local.

COMO IR E VIR


 Conselheiro Mata
_________________________________________
COMO CHEGAR LÁ
Logo que pegar a estrada de terra para Conselheiro Mata, percorra 13km. Haverá sinalização mostrando entrada à direita para o Povoado. Percorra, então, apenas mais 1km. Seguir a BR 367 no sentido Belo Horizonte e percorrer 11km até o entroncamento à direita para Conselheiro Mata. Ao entrar na estrada de terra, percorra mais 33km até a entrada para a Fazenda das Andorinhas. Nesse ponto há uma bifurcação.  Entre à direita e prossiga mais 8 km até o Distrito. Pode-se também tomar um ônibus saindo uma vez ao dia de Diamantina em direção do Distrito de Conselheiro Mata. Este sai as 15:00h do Terminal, são 2 horas de viagem até lá, sempre legal dar uma conferida nos horários. A empresa que faz o transporte é a Pássaro Verde.

CONSELHEIRO MATA




Conselheiro Mata
______________________________________
CONSELHEIRO MATA
Conselheiro Mata é um distrito da histórica Diamantina ideal para passeios ecológicos principalmente pelas inúmeras cachoeiras de visual paradisíaco que existem na região. A sede do distrito, por ser uma área mais plana, arborizada e de clima agradável, mesmo no verão, é ideal para os que preferem sossego e passeios a pé, de bicicleta ou a cavalo. Conselheiro Mata está a duas horas de ônibus de Diamantina. Com uma população de 420 habitantes, o Distrito é formado por um pequeno agrupamento de casas, uma Escola Estadual, uma Capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, uma Hospedaria Rural e BaresPara passeios ecológicos, informe-se no Boteco do Kussú, em Conselheiro Mata. Para quem curte natureza, dormir no Cerrado ao som de um violão e sob o teto das estrelas é só colocar a barraca na mochila e tocar para o Distrito de Conselheiro Mata. O distrito reserva belas cachoeiras, próximo à sede do Distrito está o Riacho das Varas, de águas tranquilas para banho. Os atrativos de Conselheiro Mata não possuem infra-estrutura turística. Por isso, nos passeios, leve lanches e água. Use protetor solar, chapéu, roupas e calçados apropriados para descer e subir sobre rochas. Seja ecológico, recolha o lixo.

A ESTAÇÃO DE TREM

 A Estação de Conselheiro Mata
__________________________________________
PRESERVAÇÃO

Na região, a maioria das Estações está preservada, aproveitada para repartições, bibliotecas, pequenos museus, como as do ramal de Diamantina, (Rodeador, Conselheiro Mata, Santo Hipólito) cujos trilhos foram criminosamente arrancados, inaproveitável então para o Turismo Ferroviário. A Estação de Conselheiro Mata ainda está de pé em 2005. "O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público Federal assinaram com a prefeitura de Diamantina, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com a Secretaria do Patrimônio da União um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pioneiro para a preservação da Estação Ferroviária do distrito de Conselheiro da Mata, no município de Diamantina - MG.
 O prédio da estação ferroviária foi inaugurado em 1911, na antiga linha da Estrada de Ferro Central do Brasil. O imóvel, reconhecido pelo IPHAN como bem cultural, encontra-se em péssimo estado de conservação e necessita de intervenções urgentes para não desmoronar. A prefeitura de Diamantina, vendo a situação, procurou o MPMG e demonstrou interesse em assumir a Estação Ferroviária de Conselheiro Mata para instalar ali um Centro de Produção e Exposição de Artesanatos.