CONSELHEIRO MATA

CONSELHEIRO MATA
ESCOLA NORMAL DE CONSELHEIRO MATA

OS JARDINS DA ESCOLA


 Os jardins da Escola
_____________________________________

O INVERNO

 Vista de Conselheiro Mata
________________________________________

O ASSALTO AO POMAR



 Entrada do Pomar
______________________________________________

O ASSALTO
Numa noite enluarada, a turma de Baldim, (os grupos eram identificados pela sua cidade de origem) e mais umas outras que eu não me lembro agora, resolvemos ir ao pomar roubar umas frutas. Fizemos uma boa colheita e uma boa farra, mas deixamos pistas evidentes do assalto, cascas de mexirica pra todo lado. No dia seguinte, D. Pedrosa quase teve um ataque, ela amava aquele pomar. O assalto ao pomar foi o assunto do dia, mas ninguém sabia quem fez aquilo. 
D. Lourdes Moura foi em todas as salas de aula e disse que já sabia qual a turma que assaltara o pomar. E esperava que as assaltantes se apresentassem no quarto dela logo após a hora do repouso ou o castigo seria pior. Não havia pra onde correr, entramos num acordo e achamos melhor confessarmos o crime. Depois do repouso, lá fomos nós pro quarto da D. Lourdes Moura. Ela abriu a porta do quarto, colocou as  mãos na cintura, deu uma boa risada e disse:
 - Bonito! Então, foi a turma de Baldim! Vocês são uma turma de idiotas, caíram direitinho na armadilha. Eu nem desconfiava de vocês. Da próxima vez sejam mais espertas.
Deu outra boa risada e  fechou a porta na nossa cara. Essa era a D. Lourdes Moura.

NA HORA DA REZA










 Antiga Igreja de Conselheiro Mata
__________________________________________
ACONTECEU
Todas as tardes, quando terminavam as aulas, antes do jantar, as alunas e professoras da Escola se dirigiam a Igreja de Conselheiro Mata para rezar o terço. A Igreja ficava no centro do pequeno povoado, bem pertinho da Escola, cerca de 300m. Sempre ficavam 2 alunas na entrada da Escola, tomando conta da portaria, já que os funcionários, moradores no povoado, já tinham ido pra casa. Neste dia, a Neide Reis e a Mirtes França ficaram de "plantão da reza". Elas estavam sentadas na escada de entrada da Escola, numa conversa tão animada, que nem perceberam a chegada de uma senhora, baixinha, magrinha, de cabelos ralos e brancos, acompanhada de dois senhores. Ela perguntou pela D.Lidimanha e as alunas disseram que ela estava na Igreja, mas não ia demorar. Elas se afastaram para os lados, para dar passagem na escada, a senhora entrou e se sentou no banco da saleta. E a prosa das duas continuou animada, chegaram até a comentar se a tal senhora seria avó ou bisavó de alguma aluna, entre cochichos e risos, tentando adivinhar com quem ela se parecia. Nisso, a reza terminou e as alunas chegaram correndo, batendo palmas e cantando ... "Alecrim... Alecrim dourado... que nasceu no campo"... elas estranharam aquela chegada diferente e logo ficaram sabendo o que estava acontecendo. Aquela velhinha, sentada no banco da saleta era D. Helena Antipoff, a fundadora da Escola. Elas se misturaram na turma das alunas e desapareceram. Mas, não acabou aí, no dia seguinte, a D.Helena Antipoff foi em todas as salas de aula, fazer uma visita, e quando passou pela Neide e a Mirtes, parou e falou baixinho, quase no ouvido delas:
 - Ah, achei vocês! Espero que na próxima vez que eu voltar aqui vocês já tenham aprendido a receber visitas!...


O PRÉDIO NOVO

 O Prédio Novo
______________________________________

AS NOVAS SALAS DE AULA
O "Prédio Novo da Escola", assim era chamada a nova Ala das Salas de Aulas, de um lado as grandes janelas de vidro, de frente para Conselheiro Mata, do lado de dentro um longo corredor com as portas das salas, tudo novo, muito bonito, bem na frente do Antigo Prédio, com um enorme jardim separando os dois prédios. Além das salas de aula, o Novo Prédio abrigava a Biblioteca, a Diretoria da D. Lidimanha, a Secretaria da D. Amélia Lages e um apartamento no final do corredor onde dormia o Padre Aleluia.
O ANTIGO PRÉDIO
A entrada principal continuava sendo na porta central do antigo prédio. Do lado esquerdo, o Refeitório, ao longo do prédio, a cozinha em frente, após o corredor. À direita, a antiga Secretaria de D. Amélia Lages, o Clube Artístico, o quarto da D. Lourdes Moura. Exatamente em cima da porta de entrada da Escola, no segundo pavimento, o quarto da D. Lidimanha, de um lado a D. Pedrosa e do outro a D. Amélia, em seguida os dormitórios dos dois lados até o final do prédio. Do lado de dentro do prédio largos corredores de assoalho, com janelas dando para o pátio interno, como um mosteiro, com armários ao longo das paredes até o final, onde ficavam os banheiros. No pátio interno ficava o Galpão, espaço para aulas práticas, exposição de trabalhos, palco de festas, tudo acontecia lá.

O SALÃO DE FESTAS

 O Salão de Festas da Escola
____________________________________________________
ONDE ERA O SALÃO DE FESTAS?
Seria do lado direito do Galpão, um espaço que a D. Lourdes usava para reunir todas as alunas para um ensaio geral... Não tinha palco, nem cadeiras... mas, virava Salão de Festas, em qualquer ocasião, era só a D. Lourdes querer fazer que fazia acontecer e no melhor estilo e bom gosto, como tudo que ela fazia. Tudo acontecia no antigo prédio, as janelas são as mesmas, o piso foi trocado e as cadeiras eram de auditório ou cinema. Os Teatros, as peças que eram escritas na sala de aula e apresentadas nos domingos festivos, datas especiais. Tudo funcionava, sem recursos, não se sabe como, imperava a criatividade.Está tudo lá pra matar as saudades da gente. Havia um piano, ou órgão, neste Salão para as aulas de Canto. Ah...as provas orais de música, tirar solfejos... o pesadelo das mudas que nem eu... nos ensaios e apresentações eu me escondia atrás da Zezé Reis, ela soltava a voz e eu fazia a mímica.Todos os apertos valeram a pena, hoje, só boas lembranças.

EDLA MIRANDA



 Edla Miranda

___________________________________________________
UMA NOVA ESCOLA, UMA NOVA DIRETORA
Edla Miranda é a atual Diretora da Escola Estadual de Conselheiro Mata. A Edla foi muito simpática permitindo que eu usasse uma foto dela no Blog e visitasse sua página no Orkut para pegar fotos atuais da Escola. Tudo isso graças a atenção da Rosangela Marques, de São Vicente, minha conterrânea e ex-aluna da Escola e amiga da Edla. A Edla é de Conselheiro Mata, ex-aluna da Escola e é super dedicada a Escola. Parabéns, Edla, a Escola está linda. Obrigada a Rosangela e a Edla pela gentileza das fotos, que com certeza vão trazer muitas emoções às ex-alunas da Escola que visitarem este Blog.

A SALETA DE VISITAS

Saleta de entrada da Escola
________________________________________________
Esta saleta tem muitas histórias pra contar