CONSELHEIRO MATA

CONSELHEIRO MATA
ESCOLA NORMAL DE CONSELHEIRO MATA

ESCOLA FUNCIONAL

 O Galpão da Escola
__________________________________________




AS ATIVIDADES PRÁTICAS
O Galpão da Escola era usado para mil e uma utilidades, tanto para aulas quanto para festas. Havia no currículo um rodízio de atividades no turno da manhã e da tarde e o produto final era apresentado na Exposição dos Trabalhos no final da quinzena. Estas atividades eram de trabalhos manuais, artesanato em geral, avaliadas como matéria e com direito a nota de desempenho no boletim. Pintura, Desenho, Modelagem, Encadernação, Cestaria, Bordado, Tapeçaria, Teatro, Cenário, Carpintaria, Funilaria, Enfermagem, Culinária, Jardinagem, Horticultura, Fruticultura, etc. Falar de cada uma delas é um capítulo, á parte. As aulas teóricas na sala de aula eram postas em prática em todas as matérias. O Projeto da Escola era algo nunca visto em nenhuma Escola na época, não era simplesmente uma escola profissionalizante, era um projeto de vida mesmo.

9 comentários:

  1. Estudei em Conselheiro de 1993 a 1996.Amei o blog, vou participar sempre que puder...Confesso que chorei quando vi as fotos... Saudade, muita saudade!!! Esta Escola representa para mim tudo de bom que aprendi, um mundo à parte que ficou inserido em minha alma, com histórias e segredos que só meu coração conhece, e o mundo aqui fora jamais me permitiu vivenciar... Tanto que esse pedacinho chamado EE DOM JOAQUIM SILVÈRIO DE SOUZA, povoa meus sonhos sempre, me levando às mais deliciosas lembranças que, certamente, se eu pudesse, permitiria às minhas fihas vivê-las. Não a minha história, mas a que elas escreveriam, porque em Conselheiro, pelo Salão Nobre, nas escadas, no refeitório, nos caramanchões (ah, posso sentir o cheiro do jasmim...), nas filas dos banhos de 3 minutos, nos dormitórios, impregnados em cada tijolo daquela construção, estão os momentos mais felizes que vivi e as maiores virtudes que abriguei em meu íntimo, como parte de mim, para sempre...
    PARABÉNS, Querida Ione, pela iniciativa maravilhosa de criar esse blog. Beijos.
    ÂNGELA RITA TEIXEIRA-PADRE JOÃO AFONSO- ITAMARANDIBA-MG

    ResponderExcluir
  2. Oi Angel, sempre me emociono com os comentários que recebo, mas você arrazou.É exatamente como me sinto em relação á Escola de Conselheiro Mata.Parece até que eu não seria quem eu sou se não tivesse estudado lá, pois sou muito feliz comigo mesma , com a pessoa que eu me tornei, modéstia á parte, é claro.Sem nenhuma pretensão, estou falando de valores morais, de lições de vida, de tudo que aprendemos lá. Era tudo que eu queria para meus filhos também. Mas vc também deve ter passado alguma coisa boa pra suas filhas também. Desculpe pela demora em responder seu comentário, estive reunindo mais material para continuar escrevendo.Continue ligada. Bjs. Ione

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Érica Fernanda Justino, estudei no colégio de 1992 à 1995. Saudades infindas do casarão e dos grandes amigos que foram conquistados. Época maravilhosa, fantástica, são lembranças cravadas na alma. ericafernanda28@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Erica, todas falam de saudades daqueles tempos de escola. Estamos contando histórias de várias épocas e fica interessante saber como tudo funcionava.As fotos não matam as saudades, fazem mais saudades. Estaremos no Encontro das ex-alunas em setembro, a gente se vê lá. Legal seria se o Encontro fosse na Escola, né? Obrigada pela participação. Bjs. Ione.

    ResponderExcluir
  5. ESTUDEI NESSE COLÉGIO,E ATÉ HOJE SONHO COM ELE. FOI NO ANO DE 78, ATÉ 80.MUITO APRENDI AÍ. NOSSOS DIRETORES PRIMEIRO FORAM DONA DIDI E SEU ESPOSO ABEL.MORAVAM EM DIAMANTINA.E O OUTRO DIRETOR FORAM JORGE ABDALA E SUA ESPOSA MARIA JOSÉ.ESSA ÉPOCA O COLÉGIO ERA AGRICOLA.....HOJE MORO EM PIRACICABAS.PAULO.MINHA FAMILIA É MINEIRA.ALGUNS MORAM EM PLANALTO DE MINAS OUTROS EM CAPELINHA.ECT..,UM ABRAÇO...09/09/010.

    ResponderExcluir
  6. Oi Emília, seu comentário foi muito interessante pois veio acescentar uma informação importante, que a D.Didi foi Diretora da Escola neste período. Seu sonho de rever a Escola pode se tornar realidade se o nosso próximo Encontro acontecer lá. Senão, pretendo atualizar os dados de "como visitar a Escola" com a atual diretora Edla Miranda, um amor de pessoa.Continue acompanhando nosso Blog que você vai matar as saudades com fotos e causos de Conselheiro Mata.Obrigada, Ione.

    ResponderExcluir
  7. OI MARTINS ACHEI A SUA IDÉIA MAGNÍFICA. EU ME FORMEI NA TURMA DE 1979.EU ME CHAMO DAGUIMA RIBEIRO DE SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS .QUANDO OUVI A MENSAGEM NA BAND ,ME INTERECEI MUITO.SÓ DE SÃO GONÇALO , ATÉ TRÊS BARRAS , TEM MUITOS EX-ALUNOS.TENHO MUITAS RECORDAÇÕES MARAVILHOSAS DESTA ESCOLA.SE POSSIVEL GOSTARIA DE COMPARECER.daguimamoreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi meu nome é Ronilda e tenho o apelido de Rose, estudei em Conselheiro Mata no por volta do ano de 1982, tenho muita vontade de reencontrar minha colega Ailsa irmã de Dermim.
    Eu morava em Planalto de Minas e atualmente estou em Capelinha, sou irmã de Graça e Hilda que tbm estudaram lá. abraços a todas e fiquei muito feliz com o blog!!!
    meu e-mail é ronildavieiramonteiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gratidão! Essa é a palavra que tenho para descrever minha passagem por este colégio! Lembranças maravilhosas deste recanto! Saudades das amizades vividas;
    Silvana Maria

    ResponderExcluir